Redes de cooperação solidárias e inovações financeiras em territórios de pesca

  • Fábio Luiz Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ademir Antônio Cazella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adinor José Capellesso Instituto Federal de Santa Catarina IFSC

Resumen

A pesca artesanal brasileira está inserida nas políticas públicas de desenvolvimento rural, mas os agentes financeiros têm dificuldades em garantir o acesso desse segmento ao crédito oficial. O artigo discute as principais práticas de financiamento adotadas por pescadores artesanais, tomando como referência principal o caso do litoral catarinense. A análise de redes financeiras informais que se estabelecem no vácuo deixado pelas políticas públicas se deu com base nos preceitos da sociologia econômica e da nova economia institucional. A reflexão empírica mobiliza dados levantados em reuniões e entrevistas com pescadores, organizações e gestores públicos ligados ao setor, compradores de pescado e agentes financeiros e de extensão. A partir da compreensão dos principais arranjos institucionais e condutas dos pescadores artesanais e agentes financeiros no litoral do estado de Santa Catarina, o estudo aponta a baixa qualidade dos serviços financeiros prestados a essa categoria social quando comparados à agricultura familiar. Essa comparação tem como principal justificativa o fato da pesca artesanal estar enquadrada na mesma política de crédito ofertada à agricultura familiar. Assim, resta aos pescadores recorrerem a esquemas informais de financiamento, reproduzindo uma estratégia comum em outros segmentos de baixa renda da população brasileira. Por fim, o estudo analisa uma iniciativa recente de organização dos pescadores artesanais por meio de cooperativas de crédito rural de caráter “solidário”. Entende-se que modos de governança inovadores dessas experiências contribuem para a democratização do crédito rural e o fortalecimento de dinâmicas de desenvolvimento territorial.

Palavras-chave: cooperativismo solidário, pesca artesanal, desenvolvimento territorial sustentável, políticas públicas de crédito.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fábio Luiz Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professor do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC
Publicado
03-04-2013
Cómo citar
Búrigo, F., Cazella, A. A., & Capellesso, A. J. (2013). Redes de cooperação solidárias e inovações financeiras em territórios de pesca. Otra Economía, 7(12), 80-98. Recuperado a partir de https://revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2013.712.05
Sección
Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos