“Uma família que trabalha”: oficinas de geração de trabalho e renda da Reabilitação, Trabalho e Arte de Pelotas (RS)

  • Pâmela Volz Pammi Universidade Federal de Pelotas
  • Elaine Tomasi Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Medicina Social

Resumen

Com o objetivo de destacar a importância da reciprocidade (dar, receber e retribuir) frente à estigmatização social pela doença no processo de inclusão social pelo trabalho, o presente artigo analisa as relações estabelecidas entre profissionais e usuárias no interior das ofi cinas de geração de trabalho e renda da Reabilitação, Trabalho e Arte (RETRATE) de Pelotas (RS). Pautado essencialmente nas contribuições teóricas de Goffman, Guareschi e Caillé, conjugadas estas, por sua vez, à proposta metodológica trazida pela sociologia da vida cotidiana, o trabalho apresenta os discursos e as práticas presentes no cotidiano das ofi cinas da RETRATE. O resultado obtido é a constatação de que, apesar das tensões e contradições existentes no processo de inclusão social pelo trabalho, a tríplice obrigação (dar, receber e retribuir) é concebida como preponderante entre o grupo, sendo essencial para a ressignificação identitária dos portadores de transtornos mentais e para a minimização do estigma social da doença.

Palavras-chave: saúde mental, estigma, reciprocidade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor

Pâmela Volz Pammi, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente trabalha no Dapartamento de Medicina Social da mesma instituição.
Elaine Tomasi, Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Medicina Social
Formação acadêmica e profissional: Bolsista de Produtividade em Pesquisa II (CNPq) - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, serviços de saúde, saúde dos trabalhadores e saúde materno-infantil.
Publicado
04-04-2013
Cómo citar
Pammi, P., & Tomasi, E. (2013). “Uma família que trabalha”: oficinas de geração de trabalho e renda da Reabilitação, Trabalho e Arte de Pelotas (RS). Otra Economía, 7(12), 99-108. Recuperado a partir de https://revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2013.712.06
Sección
Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos