A solidariedade na economia e a Economia Solidária das cooperativas

  • Vinícius Ferreira Baptista Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O presente ensaio tem por finalidade discutir a solidariedade nas cooperativas. Para isso, foram analisados primeiramente alguns aspectos da Economia Popular e Solidária. Em seguida, é apresentada uma breve consideração sobre cooperativismo. Posteriormente, discute-se a construção da economia solidária e da solidariedade nas cooperativas por meio da igualdade e lealdade entre os agentes. Compreendeu-se, por meio do estudo, que a lealdade é fundamental à sobrevivência, não somente da cooperativa ou do empreendimento solidário em si, mas é basilar à sobrevivência dos ideais de cooperação, coletividade e solidariedade. O maior desafio não é o de erguer um empreendimento solidário, mas mantê-lo solidário diante das exigências do mercado em que se insere.

Palavras-chave: Economia Popular e Solidária, cooperativas, cooperativismo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Vinícius Ferreira Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Administrador. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CCET/UNIRIO)
Publicado
30-12-2014
Cómo citar
Baptista, V. (2014). A solidariedade na economia e a Economia Solidária das cooperativas. Otra Economía, 8(15), 128-140. Recuperado a partir de https://revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2014.815.02
Sección
Economía Social y Solidaria: contribuciones teóricas