Perspectivas sociopsicológicas do trabalho na contemporaneidade sob a lógica do capitalismo e da economia solidária

  • Arij Mohamad Radwan Omar Chabrawi Universidade de Brasília

Resumen

O presente estudo buscou fazer uma breve análise da sociedade contemporânea sob a perspectiva de teorias psicossociais para entender como esta sociedade cria sentidos, valores e concebe sua própria realidade. Dado que o trabalho assume importância central na vida do homem contemporâneo, procedeu-se à análise do contexto e dos aspectos da vivência do trabalho sob a lógica do capitalismo e da economia solidária, contrapondo seus elementos, valores, significações e práticas. Neste sentido, o estudo procurou demonstrar os meios pelos quais a economia solidária busca alternativas, ainda que incipientes, em alguns âmbitos da vida humana para fazer frente ao modelo hegemônico do capitalismo; apesar das dificuldades e contradições que estas iniciativas necessariamente acarretam em seu âmago, buscam ser polifônicas, legítimas, plurais, inclusivas e comportam em seu desenvolvimento a qualidade de vida do homem e do meio em que está ambientado.

Palavras-chave: contemporaneidade, subjetividade, trabalho, economia solidária.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Arij Mohamad Radwan Omar Chabrawi, Universidade de Brasília
Pós-graduada em Gestão em Saúde (UnB) e Gestão de Políticas Públicas e Sociedade (UFT) e graduada em Psicologia (UnB). Atualmente trabalha como consultora em ciência, tecnologia e inovação, e desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e gestão estratégica em empreendimentos de economia solidária. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas de educação a distância, empreendedorismo e inovação, e psicologia social sociológica.
Publicado
26-10-2015
Cómo citar
Chabrawi, A. (2015). Perspectivas sociopsicológicas do trabalho na contemporaneidade sob a lógica do capitalismo e da economia solidária. Otra Economía, 10(18), 36-50. Recuperado a partir de https://revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2016.1018.04
Sección
Economía Social y Solidaria: contribuciones teóricas